Videocapilaroscopia
A capilaroscopia periungueal é um método simples e de extrema relevância na avaliação de pacientes com fenômeno de Raynaud ( FRy)ou portadores de doenças do espectro da esclerose sistêmica (ES) e outras colagenoses.
Pacientes com FRy representam um desafio diagnóstico comum na prática reumatológica, com amplo diagnóstico diferencial, e constituem a principal indicação para a capilaroscopia . O FRy é uma resposta fisiológica exagerada da microcirculação das extremidades frente a fatores precipitantes, como exposição ao frio ou estresse emocional. Sua apresentação clássica compreende três fases: (1) isquemia, quando os dedos assumem coloração branca; (2) em seguida, com a estase sanguínea, as extremidades assumem coloração azul (cianose); (3) e finalmente surge a cor avermelhada, que indica o estágio de reperfusão sanguínea.
​
Diversas doenças reumáticas podem cursar com FRy, incluindo, além da ES, lúpus eritematoso sistêmico (LES), dermatomiosite/polimiosite (DM/PM), doença mista do tecido conjuntivo (DMTC), artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, vasculites e síndrome antifosfolípide.
Principais indicações para a realização da capilaroscopia.
​
​
a) Avaliação de pacientes com fenômeno de Raynaud
b) Acompanhamento da transição do FRy primário para FRy secundário
c) Diagnóstico precoce da Esclerodermia
d) Diagnóstico diferencial de condições relacionadas com a ES, como a ES localizada e fasciite eosinofílica, que habitualmente apresentam um padrão capilaroscópico normal
e) Detecção de microangiopatia grave e avaliação prognóstica na ES
f) Monitoramento do tratamento e da atividade de doença na dermatomiosite